diary of a trainee #3 .

Um mês de estágio. Um mês de muitos conhecimentos e de muita prática. Depois há também os dias difíceis, em que a vontade de vir é pouca ou nenhuma; dias que me apetece desistir disto e partir para outra coisa; dias que parece que se esquecem que sou apenas a estagiária; dias que todos os planos pós horário laboral têm de ficar adiados. Nem tudo são rosas. 
Acho que no fundo, quem ingressa por um estágio curricular, depois de terminar o curso, onde efetivamente o objetivo principal seria o de orientar a vida e começar a ganhar algum (€), precisa de muita força de vontade para não desanimar por completo. Há dias em que essa força de vontade é maior, noutros nem por isso. Mas pronto, cá ando a tentar dar sempre o meu melhor. Porque como se costuma dizer "o conhecimento não ocupa lugar". E estar em casa a matutar e com macaquinhos no sótão não é para mim. É esperar por melhores dias, é o que tenho tentado interiorizar.
Com muita pena minha, a minha orientadora ontem informou-me, enquanto íamos em viagem, numa conversa mais descontraída, que sexta-feira seria o último dia dela na empresa. Antes de ter uma conversa com o patrão, quis tê-la comigo primeiro, porque irei ser a parte lesada na sua decisão. Gostei da atitude dela, aliás nem esperaria outra coisa. É mesmo boa pessoa e preocupada com as coisas e com as pessoas. Ou seja, a partir da semana que vem vou andar um bocado à deriva até vir uma nova pessoa para ocupar o lugar dela. Ela irá na mesma auxiliar-me em alguns dias mas, na maioria, vou estar sozinha. Este primeiro mês fica assinalado como a viragem de mais uma etapa, com muita pena minha. 

5 comentários:

  1. A meu ver, todos os cursos sem exceção deveriam ter um estágio curricular integrado, sejam mais ou menos práticos, quanto mais não seja para se ter uma noção do que é a profissão que escolhemos antes de irmos para o mercado de trabalho. Eu tive ao todo 4 cadeiras de estágio curricular num total oito meses e sem dúvida que foi essencial para me ter tornado uma boa profissional.

    Compreendo que não seria isso que mais querias nesta fase, mas é uma oportunidade, um dia de cada vez e com foco, luta e fé no futuro :) bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, na minha opinião todos os cursos deviam ter o estágio. Não é só com o que aprendemos nas aulas que nos tornamos bons profissionais. Está a ser uma boa experiência a nível de aquisição de conhecimentos práticos, essencialmente.
      Vejo este estágio como uma oportunidade, embora, a par disso, vá tentando outros caminhos que me possam dar a outra parte igualmente importante. Vamos ver o futuro ;) beijinhos

      Eliminar
  2. Sabes o que penso muitas vezes, quando também estou mais desanimada? As árvores começam a crescer a partir da raíz, a partir de baixo. E à medida que crescem as raízes vão ficando cada vez mais profundas e mais fortes. Acho que connosco e com o nosso trabalho também tem de ser assim. A verdade é que queríamos acabar o curso e ter logo uma excelente oportunidade, um bom emprego, um bom ordenado, um bom desempenho... Mas a verdade é que temos que começar por algum lado e cada experiência, mesmo que não seja a ideal, vai dar-nos raízes mais fortes para, mais tarde, conseguirmos alcançar as condições que desejamos. Até lá, basta-nos dar o nosso melhor e ser tão profissionais quanto possível! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelas tuas palavras. São sempre reconfortantes e sinceras! :) Beijinho

      Eliminar